Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

ÍNDIO E ARTE

Quem está online?

Temos 4 visitantes e Nenhum membro online

Coleções Etnográficas

Coleções Etnográficas

A coleção de bonecas karajá exposta em nosso catálogo virtual foi produzida no contexto de oficinas de valorização deste saber realizadas nas aldeias participantes do PROGDOC. Estas oficinas fazem parte das ações de salvaguarda implementadas por este projeto desde 2010 em parceria com Chang Whan, doutora em Belas Artes pela UFRJ – e curadora desta seleção de peças.

 

Adornos em miçangas

 

Miçangas coloridas são muito apreciadas. Com elas, fazemos os myrani, nossos tradicionais adornos peitorais retangulares, com tramas que reproduzem nossos motivos gráficos em combinações de duas ou três.

Miçangas coloridas são muito apreciadas. Com elas, fazemos os myrani, nossos tradicionais adornos peitorais retangulares, com tramas que reproduzem nossos motivos gráficos em combinações de duas ou três cores. São as mulheres que fazem os myrani, usados por homens adultos, rapazes, meninas-moças, meninos e crianças pequenas. Utilizamos, geralmente, as miçangas grandes para fazer os myrani grandes, usados pelos adultos, e as miçangas pequenas para os myrani pequenos, para as criancinhas. Os myrani são acabados com guisos feitos das sementes popularmente conhecidas como "chapéu-de-napoleão", da árvore thevetia peruviana. Em Inyrybe, nossa língua, esses guisos são chamados myrani, sendo, por isso, o mesmo nome dado para designar o adorno. Com as miçangas pequenas, nossas meninas gostam de fazer pulseiras e colares nas formas mais variadas e criativas. As miçangas coloridas são, sem dúvida, um constante estímulo para a criatividade e a busca por belas formas.

 

 

 

© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI